quarta-feira, 22 de abril de 2020

3° Ano (regular)

Os alunos devem assistir os videos com experimentos de eletrostática e criar seus próprios experimentos a partir destes.
Os trabalhos cridos pelos alunos devem ser gravados e enviados para meu whatsapp 074 9 9958-8535.
Os experimentos devem ser criados utilizando os conhecimentos e jamais copiados na integra.  

segunda-feira, 6 de abril de 2020

2° ANO (A) VESPERTINO - ATIVIDADE 3


EXERCÍCIOS DE FÍSICA – TERMOLOGIA E CALORIMETRIA

1. (ITA-SP) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60°C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?
a) 108°F
b) 60°F
c) 140°F
d) 33°F
e) 92°F

2. (VUNESP-SP) Um estudante, no laboratório, deveria aquecer uma certa quantidade de água desde 25°C até 70°C. Depois de iniciada a experiência ele quebrou o termômetro de escala Celsius e teve de continuá-la com outro de escala Fahrenheit. Em que posição do novo termômetro ele deve ter parado o aquecimento?
Nota: 0°C e 100°C correspondem, respectivamente, a 32°F e 212°F.
a) 102 °F
b) 38 °F
c) 126 °F
d) 158 °F
e) 182 °F

3. (MACKENZIE-SP) A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius, é:
a) 50°C.
b) 40°C.
c) 30°C.
d) 20°C.
e) 10°C.

4. (MACKENZIE-SP) Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já "caíra" de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
a) 1,8 °C
b) 3,0 °C
c) 5,4 °C
d) 6,0 °C
e) 10,8 °C

5. (MACKENZIE-SP) Em dois termômetros distintos, a escala termométrica utilizada é a Celsius, porém um deles está com defeito. Enquanto o termômetro A assinala 74°C, o termômetro B assinala 70°C e quando o termômetro A assinala 22°C, o B assinala 20°C. Apesar disto, ambos possuem uma temperatura em que o valor medido é idêntico. Este valor corresponde, na escala Kelvin, a:
a) 293 K
b) 273 K
c) 253 K
d) 243 K
e) 223 K

6. (UFMT-MT)  Fahrenheit 451 é o título de um filme onde se explica que 451° F é a temperatura da chama que destrói totalmente um livro. Qual será o título desse livro se fosse usada a escala Celsius? Justifique com cálculos. 

7. Analise as seguintes afirmações sobre conceitos de termologia: 
I) Calor é uma forma de energia. 
II) Calor é o mesmo que temperatura. 
III) A grandeza que permite informar se dois corpos estão em equilíbrio térmico é a temperatura. Está(ão) correta(s) apenas: 
a) I. 
b) II. 
c) III. 
d) I e II. 
e) I e III.


 8. Para relembrar!!! RESPONDA:

I) Um copo de água a 300 K cai sobre sua mão. Ela se queimará? 


II) O que é o zero absoluto? 


III) Quais são os pontos fixos da água na escala Kelvin? 


IV) Quais são os pontos fixos da água na escala Fahrenheit? 


V) Quais são os pontos fixos da água na escala Celsius? 


VI) Do ponto de vista microscópico o que é a temperatura? 


VII)  A temperatura do corpo humano é próxima de 37°C. Qual é este valor em kelvin? 

2º ANO (A) VESPERTINO

Os alunos devem assistir os videos disponibilizados na (atividade 1 ) transcrever para seus cadernos os pontos mais importantes.

TURMA 2° ANO (A) Vespertino - Atividade 2


TURMA 2° ANO (A) Vespertino - Atividade 1



TURMA 3° ANO - REGULAR

Os alunos devem assistir os videos disponibilizados na (atividade 1) transcrever para seus cadernos os pontos mais importantes.

TURMA 3° ANO-REGULAR - Atividade 2 - Exemplos de experimentos de Eletrostática.


TURMA 3° ANO-REGULAR - Atividade 1 - Eletrostática


Qual é a menor partícula do mundo?

A resposta para a pergunta acima parece ser fácil. Somos feitos de pequenas moléculas, que são feitas de átomos, que são feitos de pequenas partículas como prótons, nêutrons e elétrons. Portanto, não existe nada menor que isso, certo? Errado....
Na década de 50 e 60, os cientistas descobriram a existência de partículas ainda menores e indivisíveis que foram batizadas de partículas elementares (ou fundamentais), como os quarks, neutrinos e bósons.
Fazendo uma analogia com a construção, as partículas elementares seriam os menores ingredientes utilizados para construir determinada matéria. As partículas elementares são tão pequenas que não é possível identificar o seu real tamanho. "Elas não possuem estrutura interna. Portanto, são pontuais, ou seja, podem ser descritas como um ponto no sentido matemático, mas têm tamanho nulo", explica o professor Rogerio Rosenfeld, do instituto de Física Teórica da Unesp. Assim, voltando ao átomo, sabemos que ele é composto de prótons, elétrons e nêutrons. Já os prótons e os nêutrons são compostos por tijolos, chamados de quark. "Se formos pensar no nosso dia a dia, nas coisas que são feitas na natureza e fazendo essa analogia com a construção civil, o que temos são os elétrons e os quarks como os menores tijolos usados na construção do mundo”, diz o professor Alexandre Suaide, do departamento de Física Nuclear da USP (Universidade de São Paulo). "É claro que temos também os cimentos que colam esses tijolos, que são os fótons e glúons.".

Fonte : https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2015/11/05/clique-ciencia-qual-e-a-menor-particula-do-mundo.htm

O que é TrES-4?

Mas você já se perguntou se existe, no universo, um planeta ainda maior do que Júpiter? Uma equipe internacional de astrônomos descobriu o maior planeta já conhecido orbitando uma outra estrela. O planeta é definido como em trânsito astronômico, o que significa que ele passa na frente de sua estrela-mãe, e pode ser visto da Terra. Este é cerca de 70% maior do que Júpiter.
No entanto, esse gigante de gás tem uma massa muito menor do que a de Júpiter. O que torna sua densidade extremamente baixa. Detalhes sobre a descoberta foram publicados na revista científica Astrophysical Journal.
A descoberta se trata de um exoplaneta, que se caracteriza por um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol. Ele foi chamado de TrES-4 e está localizado na constelação de Hércules. O exoplaneta foi descoberto por uma equipe que trabalhou no projeto de observação astronômica, chamado Trans-Atlantic Exoplanet Survey (TrES), ou Levantamento Exoplaneta Transatlântico, em tradução livre. Sua composição, basicamente, se dá por hidrogênio.
O TrES-4 orbita a estrela GSC02620-00648, e está localizado a cerca de 1.435 anos-luz da Terra. O exoplaneta está posicionado a apenas cerca de sete milhões de quilômetros de sua estrela-mãe. Outra descoberta, feita pelos cientistas, é o quão quente é este planeta. Sua temperatura chega a incríveis 1.327 graus Celsius.
Devido a relativamente fraca tração exercida pelo TrES-4 em sua atmosfera superior, parte da atmosfera do planeta está escapando, formando uma cauda muito semelhante a de um cometa. "O TrES-4 é o maior exoplaneta conhecido", disse Georgi Mandushev, do Observatório Lowell, em Flagstaff, nos Estados Unidos, principal autor do estudo.
O exoplaneta é muito grande. Segundo os cientistas, seria difícil explicar suas proporções usando os atuais modelos científicos para planetas gigantes superaquecidos. "Continuamos surpresos com o tamanho relativamente grande desses planetas gigantes", disse Francis O'Donovan, estudante de pós-graduação do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e um dos integrantes do TrES.